Diário da academia - O início




   Olá meninas. Hoje eu abro uma nova tag aqui no blog, Diário da academia, hoje vou contar sobre como, quando e por que eu resolvi me matricular numa academia, os resultados que tenho obtido até agora, os exercícios que ando fazendo, enfim, tudo sobre essa nova etapa da minha vida, que diga-se de passagem eu to adorando, recomendo a todos fazer academia, não só pra quem quer perder peso não, até as magrinhas deveriam fazer, faz bem pra saúde, pro humor, ajuda a fazer novos amigos, além de deixar o corpo muito mais bonito.

    Primeiramente, vou falar sobre os meus objetivos na academia: Perder medidas e tonificar os músculos. Não, meu objetivo não é emagrecer, claro que perdendo medidas e gordura corporal eu vou perder alguns kilos, ótimo, mas meu objetivo não é bem esse, por isso não se inspirem nos meus treinos se o seu objetivo é emagrecer, para cada objetivo é um treino diferente.
    Eu vou fazer 24 anos no mês que vem, sou nova ainda, porém, meu metabolismo não está mais tão rápido quanto antes, normal né, mas oque esse fato do meu metabolismo estar cada vez mais lento influenciou na minha entrada na academia? Óbvio né, comecei a engordar, eu sempre fui magrinha, sempre usei calça 38 e a alguns meses, quando percebi que eu não entrava mais nas calças nº 40 eu me toquei que se eu não fizesse algo eu iria engordar cada vez mais. Eu hoje uso calças nº 42, não parece alarmante né? Errado! É alarmante sim, não pelo fato de eu estar gorda, isso eu sei que não estou, mas eu sabia que se eu não começasse a fazer algo, jajá eu iria estar usando nº 44 e assim por diante. 
  
  Eu comecei a fazer musculação a 2 meses e pouquinho numa academia aqui pertinho de casa, a academia é aquelas com aparelhos do século passado, tudo mecânico, se eu esquecesse eu saia de lá cheia de graxa nas mãos, braços, sem contar que tinha poucos aparelhos, era o básico mesmo, acho que lá só é bom pra homens e olhe lá sabe, enfim, uma negação. Eu nunca tinha entrado numa academia pra me exercitar então eu resolvi testar 1 mês nessa academia mesmo e meus exercícios no começo foram assim:
 - 5 minutos de bicicleta
 - 5 minutos de simulador de caminhada
 - 5 minutos de STEP
 - 5 minutos de um aparelhinho rotatório para exercitar a cintura que diga-se de passagem eu odiava e não via muita necessidade de fazer aquilo, mas... 
 - 5 Exercícios para as pernas em um dia e 5 exercícios para os braços no outro e assim alternadamente

 Aos poucos foi aumentando o tempo de aeróbicos, até que no final do primeiro mês eu estava fazendo 50 minutos de aeróbico quando chegava na academia e depois ia pra musculação.

   Os resultados desse primeiro mês? O resultado foi 0, nada, necas. Isso mesmo, não senti diferença em nada, nem os músculos ficaram mais fortes, nem emagreci, nem perdi medidas, nada! 
 
  Foi então que eu resolvi mudar de academia, essa bem mais longe, mais como eu tinha quem me levasse então resolvi testar essa também. Logo que cheguei percebi a primeira diferença em comparação com a primeira academia, era mais limpa, tinha mais aparelhos, os aparelhos eram novos e bem mais atuais. A 2º diferença, a mais importante, foi a sequência de exercícios que o professor me deu. Não foi como na primeira que eu chegava, me matava nos aeróbicos e depois já ia cansadona pra musculação, outra coisa é que não era 1 dia só braço e 1 dia só perna, era alternado, eu adoreeei isso. Meu treino no primeiro mês foi assim:

  - 10 minutos de aeróbico (Tem pra escolher STEP desses mais atuais, esteira e bicicleta) 
  - 2 treinos para as pernas
  - 10 minutos de aeróbico
  - 2 treinos para as pernas ou glúteo
  - 10 minutos de aeróbico
  - 2 treinos para os braços
  - Abdominais 
  - 10 minutos de aeróbicos

  Os treinos de musculação eram diferentes, cada dia eu treinava um grupo muscular. Era assim:
  No dia 1 eu fazia exercícios para a parte de cima da perna, parte de fora da perna, panturrilha e 2 exercícios de braço (não me pergunte pra qual músculo porque não sei) 
  No dia 2 eu treinava a parte de baixo da perna, parte de dentro da perna, glúteo e tinha mais 2 treinos para os braços.

   Eu senti a diferença logo no primeiro dia de treino, o corpo ficou dolorido, fiquei cansada, dormi como uma pedra. Coisa eu não tinha sentido nem 1 vez na primeira academia. 

  Quando fez 1 mês que comecei na nova academia, os resultados foram esses:
  2cm a menos de cintura, 2cm a menos de quadril, os músculos (principalmente da perna) muito mais tonificados e as pernas e os braços mais fortes.
   Eu não emagreci ainda, aliás, faz um bom tempo que não me peso por isso não posso ter certeza, mas no próximo diário da academia eu atualizo meu peso e minhas medidas certinho pra vocês.
   Eu estou fazendo os exercícios 5 vezes por semana (quando dá, eu juro que tento *o*)

  Bom, o que eu pude comprovar fazendo essas 2 academias é que, os aparelhos e os exercícios que o seu personal te passam fazem muita diferença, uma diferença que chega a ser gritante, por isso eu aconselho a quem tiver pensando em fazer academia pesquisar bastante e escolher certo, 1 ano de academia mal feita equivale a metade disso numa boa academia com bons professores. 

   É isso meninas, espero que gostem da nova tag e eu quero saber de vocês, já fizeram ou fazem academia? Quais os treinos? Quais os resultados que vocês obtiveram?
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Eu tenho 29 anos (velha, né??? ehehehe), tenho 50kg, sempre fui magra, mas por questões de saúde sucumbi à academia, não faço mais treino em máquinas, porque quando era da sua idade fiquei com imensas contraturas que se agravaram com o tempo. Agora faço aulas de grupo (local e pilates) são mais motivadoras e tem sempre um professor a corrigir a postura e a levar-nos mais além. Acho que vale a pena tentar.
    bjo e bons treinos

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    AMEI seu post=]
    Parabéns!
    Acho muito bom falar de saúde, principalmente nos dias de hoje em que ainda existe um certa galera sedentária e que não sabe o quanto é legal praticar um exercício físico que não faz bem só pro corpo mais tbm pra mente.=)
    Eu faço dança e recomendo que além de queimar calorias trabalha a postura e a cordenação.
    Obg pela visita lá no blog!
    tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!

    Beijos,
    http://placestyle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!!
    Eu tenho 25 anos, também não sou gorda, gorda... mas resolvi entrar na academia. Comecei em dezembro a fazer o Jump, e em Janeiro entrei também na musculação, estou adorando! Além de todos os beneficios estéticos a gente fica com mais gás no dia-a-dia! Adoro, pretendo continuar até quando eu puder!! rs
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Pam, amei o post!
    Também concordo com vc que é necessário pesquisar bastante. Passei a mesma coisa que vc. Comecei fazer musculação numa academia no mesmo estado da sua primeira. Fiquei 3 meses lá. Não vi resultado nenhum ai decidi mudar. Na 2º senti a diferença logo de cara, destaco os aparelhos, ele era perfeita.
    Em 2 meses pedir 15 centimentros no abdome, acredita? Nossa fiquei muito feliz. Já estou fazendo a 5 meses e estou amando.
    Não desista porque é ótimo. Deixa a preguiça de lado e vamos malhar rsrs
    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Pam, amei sua iniciativa. Eu já fiz academia, mas eu tive que mudar de cidade. E eu acabei deixando de lado. Eu sempre quis fazer dança, mas até hoje nunca decidi qual fazer. Então, o que você acha melhor: academia ou dança? Academia é muito cansativo. :(

    Ei linda, obrigada pela visita ao blog Nós na Gravata. Saiba que você sempre será bem-vinda por aqui.
    Beijos
    Karine Clessia
    www.nosnagravata.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! :)
- Comentários maldosos e grosseiros não serão aceitos.