Dicas simples para alavancar o seu blog - Guia Iniciante



Ter um blog hoje em dia é muito fácil, basta você ir lá e criar ele, né?! Sim! Mas, e para ter um blog de qualidade, e para ter um blog bastante visualizado?! Isso sim é difícil, isso sim dá trabalho e com certeza não é da noite para o dia que seu blog vira "sensação" na net. Aliás, se o seu blog não tiver um bom conteúdo, provavelmente ele nunca será sensação. A verdade dói, mas tem que ser dita. Aqui neste espaço, vou dar algumas dicas, que eu aprendi lendo fóruns de ajuda Google afora e vivendo mesmo. Meu blog ainda não é nenhuma sensação, e está beeem longe disso, mas, perto de como era quando comecei, até que tá bem legal. E as dicas para que isso aconteça também com o seu blog são até que bem simples. Mas, como já disse ali em cima, se seu blog não tem um bom conteúdo, se você copia posts de outros blog, esquece! Um blog bom, tem que ser original, tem que ter postagens diferentes e de qualidade. Se seu blog tem isso, só falta um empurrãozinho para ele engrenar de vez, e eu vou tentar dar esse empurrãozinho pra você aqui, neste post, com algumas dicas que podem fazer bastante diferença! :) 
Lembrando que essas dicas são pras meninas que estão começando agora ok? são dicas simples mas que podem ajudar.


 - Arrume o layout do seu blog!
Pois é, parece que não, mas um bom template, com cores legais, e bem organizado, induzem o leitor a voltar no seu blog. Já um blog com um template rosa com bolinhas amarelas ou com cores muito fortes, vai expulsar seu leitor e ele não vai mais ter prazer em voltar no seu blog, só para não arder o olho dele! Se possível, compre ou crie você mesma um template exclusivo para o seu blog, ele tem que ser a marca registrada do seu blog e não o culpado por fazer as pessoas pensarem: "Eu ja vi esse template em algum blog, mas qual?!" rsrs.

 - Compre um domínio para o seu blog.
Eu demorei pra comprar um domínio pro blog, mas pura e simplesmente por que não sabia que era tão fácil e barato ter um. Por apenas 10 dolêtas por ano você tem um domínio só seu. As vantagens não são tantas, mas por 10 dólares por ano, acho que são bem compensativas. Uma delas é, um nome exclusivo que faz seu blog ganhar um crédito enorme com as pessoas que visitam ele e as empresas também dão bem mais crédito a blogs com domínios próprios. Assim fica até mais fácil fechar parcerias e vender espaços publicitários.

 - Nunca coloque músicas que reproduzem automaticamente no seu blog quando um leitor entra nele!
Nunca, jamais faça isso, acho que esse é o erro mais grotesco que as blogueiras podem cometer. Se tem uma coisa que expulsa na hora 10 entre 10 pessoas que entram no seu blog é isso. Aquele 'negócinho' de IPOD na barra lateral do blog pode até parecer a última moda, mas olha, acredite em mim, isso é um pesadelo pra todo mundo. E eu digo todos mesmo, sabem por que?! Porque se a pessoa quiser ouvir música ela vai lá pro Kboing ou qualquer outro site desse tipo. Tem outra coisa também, não é por que você acha aquela música da Rihanna maravilhosa que todos devem achar não é mesmo?! Então, poupe os ouvidos alheios e se quiser mesmo música no seu blog só coloque músicas  que a pessoa tem que clicar nela pra reproduzir ta?!

- Não poste coisas do tipo: Não tenho o que falar hoje então não tem postagem, bom dia a todos!
É incrível mas eu já bastante posts assim. Se não tem nada pra postar, não poste. É muito simples! É mil vezes melhor você ficar 1 ou 2 dias ou até uma semana sem postar e depois postar algo que interesse a pelo menos algumas pessoas do que simplesmente postar uma coisa que não vai interessar a ninguém. Isso faz você perder credibilidade com seus leitores, sabe o que se passa pela cabeça da maioria deles?! Pô, a garota não tem criatividade mesmo! Então, da próxima vez que você não tiver o que postar, simplesmente deixe pra outro dia, isso não é problema nenhum. Um blog pra ter sucesso não precisa necessariamente de postagens diárias.


- Tire as letras de confirmação dos comentários do seu blog.
Tire essas benditas letras! Isso é chato, já basta a gente ter que confirmar que "não é um robô" em vários lugares pela net. No começo do blog isso acaba afastando as pessoas de comentar, depois que você já tiver suas leitoras fiéis elas provavelmente irão comentar de qualquer jeito,tendo ou não letrinhas de confirmação, mas no início, evite!


 - Comente em blogs que você gosta, faça amigos na blogosfera.
Isso mesmo, você visitando outros blogs, além de ganhar experiência, ainda faz amigos! E esses amigos ainda podem te ajudar muito, mas como?! Simples, te indicando para os amigos deles, te linkando no blog deles, comentando no seu blog, enfim, isso pode ser bom pra você (que faz amizades) e para o seu blog ( que ganha visitas e comentários). Então  não tenha preguiça (feito eu) e saia por aí comentando alguns blogs que você goste, mas comente coisas que você realmente gosta e não simplesmente "oi, adorei seu blog, me visita?", isso não é legal. Fale oque achou da postagem, seja sincera e educada sempre, e no final do comentário deixe o link do seu blog.

  - Promova sorteios no seu blog do jeito certo e ganhe mais visitas e seguidores.
Que fazer sorteios pode ser um bom modo de aumentar as visitas e os seguidores de um blog, isso é fato e todo mundo sabe né?! Pois é, mas tem algumas dicas simples que podem aumentar ainda mais os participando desses sorteios e consequentemente suas visitas e seguidores. A primeira dica é: Se o prêmio não for tão bom, coloque poucas regras, eu aconselho colocar como regra obrigatória só para seguir o blog e outras coisas como chance extra, depois quando o prêmio for melhor você pensa em conseguir muitos seguidores no twitter, face e essas coisas. Segunda dica: Não exija que os participantes divulguem o sorteio no blog deles, poxa, não preciso nem falar que nem todo mundo tem blog e que fazendo isso você estará automaticamente reduzindo muito a quantidade de participantes né?! Terceira dica: Tire uma boa foto do prêmio ou faça montagens bem legais, isso atrai mais participantes pro seu sorteio. Quarta dica: Divulgue, divulgue e divulgue muito seu sorteio, onde você puder vai lá e deixa o link.

- Coloque fotos de qualidade nas suas postagens... e no tamanho certo!
Essa é uma das dicas mais importantes. Vocês já entraram em um blog cujas fotos eram embaçadas ou pequenas demais? Então, é feio né? Os blogs eles são muito visuais, mesmo que você escreva um texto perfeito se você colocar uma foto ruim vai acabar estragando a sua postagem. Você não precisa de uma máquina fotográfica profissional pra tirar boas fotos, tem várias câmeras compactas de ótima qualidade e com um preço super acessível, pense nisso como um investimento, se você quer fazer seu blog crescer é imprescindível que as fotos sejam de qualidade. Uma dica legal para as suas postagens: Poste fotos grandes, de preferência do tamanho da área de postagem, as fotos pequenas não tem como ver as detalhadamente, e todos gostamos de ver os detalhes de tudo né? Sem contar que fica mais bonito e o post mais interessante. uma postagem ou outra podem ter fotos melhores, mas a maioria deve ser grande, isso é você quem vai saber, qual post fica melhor com fotos grandes ou pequenas. E cuidado com fotos escuras demais, se necessário faça uma ediçãozinha básica antes de postar.

- Esteja presente nas redes sociais
Crie uma página no Facebook para o seu blog, um perfil no twitter e quem sabe um orkut? Esteja nas redes sociais pois elas crescem cada dia mais e isso pode trazer muitos visitantes para o seu blog, além de deixar seus leitores por dentro das novidades.


Bom meninas, essas são apenas algumas dicas dentre muitas, claro que tem muito mais coisas que envolvem um blog de sucesso, mas pra quem está começando agora essas dicas irão ajudar bastante.

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Adorei suas dicas, perfeitas! Estou começando e me ajudaram muito.
    http://belezararaepura.blogspot.com.br/
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz por isso.
      Sucesso no seu blog.
      Já vou te visitar! =)

      Excluir
  2. Amei as dicas, muito boas e concordo plenamente com tudo, principalmente no quesito de fazer postagens do tipo "to sem ideia hoje", assim não dá haha
    Já sigo aqui faz tempo, mas exclui meu blog e acabei de criar um novo caso queira visitar e seguir :3
    Beijos e parabéns pelo blog
    blogsugarskull.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já to seguindo querida, volte sempre!!
      Beijos.

      Excluir
  3. Concordo com tudo que você disse. Meu blog ainda não é conhecido, mas esta muito melhor que antes, agora eu tenho mais amigos me visitando e isso só acontece se o blogueiro tiver paciencia não é? Nada chega de uma hora para outra. Conheço pessoas que criam o blog e depois de uma semana excluem por não terem seguidores ou vários comentários :S
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, blogs que explodem no primeiro ano são muito raros, o certo é ter dedicação e paciência sempre :)

      Excluir
  4. Muito Boa as dicas Pamela,
    estou começando agora e com certeza suas dicas me ajudaram muito,

    Um grande Beijo
    http://sarajoaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Curti bastante, parabens pelo blog e pelas dicas. Só não curti essa fonte azul clara com o fundo branco, doi os olhos...
    Ahhh eu tb tenho um blog q na verdade não é bem iniciante, mas sim, nós somos, ve se vc gosta dele: http://clubedasneuroticas.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Curti bastante, parabens pelo blog e pelas dicas. Só não curti essa fonte azul clara com o fundo branco, doi os olhos...
    Ahhh eu tb tenho um blog q na verdade não é bem iniciante, mas sim, nós somos, ve se vc gosta dele: http://clubedasneuroticas.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida.
      Então, fica assim quando coloco em negrito e a postagem tava pronta a um tempo já ai deu preguiça de mudar hauahauah
      Beijos!

      Excluir
  7. Amei as dicas.
    Fotos com boa qualidade são fundamentais.
    Detesto querer ver uma unha por exemplo e a foto esta pequena e sem qualidade. Assim não tem como ver os detalhes....

    Bjusss...
    almaruiva.blogspot.com
    pratosaudavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi linda,
    Te taguiei. Passa no meu pra ver as perguntas e respostas.
    http://belezararaepura.blogspot.com.br/
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ótimas as dicas e me fez refletir bastante sobre as cores do blog...rs

    bjao

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas.
    Para mim um blog bom é aquele organizado,bonito e com bom conteúdo.Também acredito que quanto mais um blog for interativo melhor.

    http://meninamolecablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Pam achei de extrema generosidade sua dividir as experiencias!!!

    eu tb estou começando... já fiz um sorteio (hehe) e realmente funciona quando bem divulgado...

    sucesso sempre!!!!

    bjokas da Ana
    fionotear.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Heey, amor, adorei seu blog, realmente lindo ! adorei seus post, mmmmt bons!
    Com certeza, eu estou seguindo voce ! , sera que pode passar pelo meu bloggber, se gostar voce pode seguiir ? te espero no meu cantinho !
    Anciosamente, aguardo sua visita, ! Um big beijo, ficarei mt honrada !
    world-commentsgirls.(blogspot.com.br) -> TIRE OS PARENTESES, OU ENTRE PELO MEU PERFIL OK ?

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, tenho um blog a mais de 1 ano, e ate hoje, só mais de 30 seguidores, rsrsrs, creio que seja porque o blog é meio um diario e conta um pouco do cotidiano, por mais que eu divulgue, deixe o link no comentarios em outros blog, twitter, facebook (divulguei muito no orkut) ele não passa de 30 visualizações.... chega a ser triste. e olha que conheço blogs de diario muito bem visualizados, mas hoje em dia, blogs famosos mesmo são fcs mais velhos ou de make, coisas realmente interessante, coisa que eu não tenho! kkkkk
    Realmente, o pior de tudo é "Nunca coloque músicas que reproduzem automaticamente no seu blog quando um leitor entra nele!" eu detesto, odeio demais blogs com isso, eu ate saio, nao do conta, e o pior, aqueles que tem radios, nao tem como parar nem abaixar o volume, chatiadissimo
    meu sonho pro blog é comprar dominio pra ele e fazer um sorteio pra promove-lo, mas só ano que vem quando começar a trabalhar!
    bjkkkkkks

    knoville.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! :)
- Comentários maldosos e grosseiros não serão aceitos.